"Sabe, essa sempre foi uma questão pra mim: O que é o amor?, pra mim, é claro. Porque às vezes quando tento defini-lo, penso em inúmeras coisas que eu poderia chamar de outros afetos, tipo: companheirismo, amizade, etc. Talvez seja isso tudo, com uma pitada de um mistério indefinível nas palavras, mas claro para o coração. Acho que é mais ou menos isso que eu penso."
domingo, 13 de fevereiro de 2011
O Poeta Dinamarquês The Danish Poet
Direção: Torill Kove Roteiro: Torill Kove Narração: Liv Ullmann
Sinopse:
Em O Poeta Dinamarquês, uma mulher narra como uma vida (no caso, a dela) pode ser gerada a partir de uma série de eventos fortuitos.
A animação conta a história de um jovem poeta dinamarquês que parte para a Noruega em busca de uma escritora de quem é fã. Nesta viagem, por causa de uma tempestade, conhece uma bela e comprometida garota, por quem se apaixona. E assim, vamos seguindo por essa história que é crucial para a vida da narradora.
O curta foi escrito e dirigido por Torill Kove, que nasceu na Noruega e se mudou para o Canadá. Não achei um site dela, mas sua biografia pode ser encontrada no National Film Board of Canada. Além disso, existe uma página no Facebook para ela.
A animação é narrada por ninguém menos que Liv Ullmann, musa dos filme de Ingmar Bergman.
O Poeta Dinamarquês venceu o Oscar 2007 de Melhor Curta de Animação. Também ganhou o Genie Awards 2007 de Melhor Curta de Animação e o Shanghai International TV Festival de Melhor Animação Estrangeira.